Skip to Content

Os quatro benefícios significativos das AIOps para os negócios

*Por Srilekha Sankaran, Consultora de Produto da ManageEngine

Com o rápido curso da transformação digital, as organizações globais estão se encontrando em meio a um conjunto cada vez mais complexo de dados para gerenciar e processar. Isso se traduz em organizações gastando quantias enormes de tempo, esforço manual, e dinheiro para processar grandes volumes de dados.

As operações de TI (ITOps) estão agora na ponta dessa transformação, onde equipes de TI precisam atravessar um mar de conjuntos de dados complexos para impulsionar e sustentar os negócios. No entanto, devido à natureza dinâmica de aplicações de negócios, arquitetura distribuída e serviços, houve um aumento visível em carga de dados nos últimos anos. Tendo isso em vista, deveria haver um meio para equipes de ITOps se manterem atualizadas nas tendências, demandas e na agressiva digitalização da infraestrutura de TI.

 

A mudança de paradigma: Inteligência Artificial para operações de TI (AIOps)

Cunhadas pela Gartner, as plataformas AIOps usam algoritmos inteligentes, autodidatas sustentados por machine learning (ML) para automatizar tarefas mundanas de TI. Não só isso, eles também identificam e preveem quaisquer incidentes possíveis por análise de dados comportamentais e históricos. Em outras palavras, ajudam a transformar relacionamentos significativos de dados para processamento compreensível e inteligível.

Essa integração com IA significa que equipes de ITOps são capazes de correlacionar dados em tempo real, fazer análises de causa e efeito continuamente, normalizando dados multidimensionais, priorizando incidentes com base em severidade, e construindo planos de resposta pré-definidos para mitigar eventos futuros. Essa habilidade de tirar insights acionáveis de dados crus com zero falsos positivos pode ajudar a construir uma infraestrutura responsiva de ITOPps. 

 

Benefícios de negócio das AIOps

O advento das plataformas de AIOps traz consigo quatro importantes ganhos para o negócio: agilidade coesiva, processamento de dados eficiente, transformação digital mais rápida, e melhores tomadas de decisão.

 

1. Agilidade coesiva

Nem é preciso dizer que os dados se espalham entre as diferentes verticais de negócio; as AIOps ajudam a construir uma conexão mais coesa entre essas verticais através de algoritmos baseados em ML, enquanto mantém a agilidade. Acumular e processar esses dados dispersos requer quase nenhum esforço manual, já que algoritmos automatizados farão esse papel. Em outras palavras, as AIOps dão significado para conexões de dados dispersos para entregar insights acionáveis e inteligentes de negócio.

 

2. Processamento de dados eficiente

A necessidade por AIOps vem do próprio fato de ser extremamente intimidador para humanos processar grandes volumes de dados. No entanto, as AIOps, graças a seus inteligentes algoritmos sustentados por ML e big data, podem obter insights cognitivos de conjuntos de dados crus com maestria. As AIOps mitigam o risco de fadiga operacional e problemas de manutenção, reduzindo métricas como o Tempo Médio de Detecção e o Tempo Médio de Reparo pela metade. A capacidade intrínseca de processar dados na velocidade luz vai certamente traçar o caminho para automatizar tarefas mundanas e repetitivas, salvando uma quantidade considerável de tempo e esforço para as equipes de ITOps.

 

3. Transformação digital mais rápida

Se transformação digital tem tudo a ver com inovação feita por novas tecnologias, então as AIOps complementam essa mudança. Graças às AIOps, algoritmos avançados ajudam a detectar, e, o que é ainda mais impressionante, reagir a eventos em tempo real, oferecendo para as organizações mais controle sobre suas aplicações de negócios e infraestrutura de TI. Em outras palavras, equipes de ITops podem dar adeus àquelas chamadas de emergência de madrugada, porque as AIOps têm tudo sob controle.

 

4. Tomadas de decisões baseadas em dados

As AIOps potencializam algoritmos avançados que empregam técnicas de ML, como reconhecimento de padrões, análise preditiva, análise histórica de dados, e análise causal. Como resultado, as soluções AIOps entregam respostas automatizadas para todos os incidentes baseadas puramente em dados, com zero falsos positivos. Isso não apenas ajuda a eliminar erros humanos e ruído de dados, como também constrói uma base sólida para infraestrutura de TI responsiva e preemptiva. Do ponto de vista do negócio, essa estratégia gera ROI excedente com mínimo esforço.

 

Abrace a mudança

Os dados se tornaram a salvação das ITOPs. A complexidade da infraestrutura de dados da TI, entretanto, está aumentando junto com sua significância, enquanto a capacidade humana de compreender dados permanece a mesma. O lado bom é que as AIOps ajudam a construir estratégias de ITOps escaláveis para prever e agir preemptivamente sobre quaisquer problemas futuros. Uma infraestrutura de TI intuitiva e responsiva coloca empreendimentos na linha de frente da revolução tech, e as AIOps definitivamente ajudam nessa transformação.

Desde oferecer insights em tempo real sobre potenciais incidentes de segurança, até usar análise preditiva para oferecer soluções preemptivas para os problemas dos usuários e fornecer assistência conversacional para gestão eficiente de pedidos de help desk, a IA continua a provar seu valor nas ITOps.
 

About ManageEngine

A ManageEngine oferece ferramentas de gerenciamento de TI em tempo real que capacita as equipes de TI para atender às necessidades organizacionais de serviços e suporte em tempo real. Em todo o mundo, empresas estabelecidas e emergentes - incluindo mais de 60% das listadas na Fortune 500 – contam com os produtos da ManageEngine para garantir o melhor desempenho da infraestrutura crítica de TI, incluindo redes, servidores, aplicativos e desktops, entre outros. A ManageEngine é uma divisão da Zoho Corporation com escritórios em todo o mundo, incluindo Estados Unidos, Índia, Singapura, Japão e China. Para mais informações, visite https://www.manageengine.com/br/; Siga o blog da empresa em http://blogs.manageengine.com/, no Facebook em http://www.facebook.com/ManageEngine, e no Twitter @ManageEngine.