ManageEngine atualiza solução para enfrentar os desafios de gestão de operação de TI híbrida

Soluções OpManager e Applications Manager agora podem gerenciar redes, armazenamento, aplicativos e ambientes de nuvem a partir de um único console

Cada vez mais empresas estão migrando aplicativos – e partes da infraestrutura de TI que não sejam críticas para os negócios ou sensíveis a dados – para a nuvem devido a flexibilidade e custos de hospedagem de aplicativos reduzidos. Apesar do Gartner estimar que o mercado mundial de serviços de nuvem pública crescerá 21,4% em 2018, muitas empresas ainda mantêm serviços críticos on-premise para cumprir mais prontamente as regulamentações de segurança de dados. A adoção de um ambiente de TI híbrido força as empresas a lidarem com demandas de gestão complexas, como a adição ao conjunto de ferramentas que já usam para gerenciar infraestrutura on-premise. Além disso, essas novas soluções geralmente levam a silos de dados, com informações sendo armazenadas em lugares diferentes, aumentando o tempo necessário para solucionar e localizar a causa raiz de um problema.

Com esse novo desafio em vista, a ManageEngine, empresa de gerenciamento de TI em tempo real, anuncia o fornecimento de gestão de operações de TI de ponta a ponta para ambientes híbridos, adicionando recursos de monitoramento de armazenamento ao OpManager, software unificado de monitoramento de TI. Quando combinado com o software de desempenho de aplicativos da empresa, o Applications Manager, o OpManager oferece agora a visibilidade necessária para que os administradores de rede monitorem o desempenho de todas as operações de TI – incluindo ambientes de rede, armazenamento, aplicativos e nuvem – a partir de um único console. A empresa também adicionou mapas de desempenho de dados do OpManager e do Applications Manager para fornecer uma imagem completa e unificada da infraestrutura de TI inteira de uma empresa. Os dois novos recursos ajudam a lidar com os desafios enfrentados durante a transição para um ambiente de TI híbrido.

Abordando os desafios da TI híbrida

A integração entre o OpManager e o Applications Manager, da ManageEngine, preenche a lacuna entre as infraestruturas on-premise e de nuvem, combinando-se para criar uma solução que pode monitorar redes, servidores, armazenamento e aplicativos on-premise e na nuvem. Essa solução permite que os administradores de rede monitorem mais de 1.000 fornecedores de dispositivos, mais de 100 aplicativos, e ambientes de TI on-premise e na nuvem, tudo a partir de um único console. Essa abordagem de console único ajuda a reduzir a complexidade do monitoramento de dados em grupos e permite que as equipes de TI visualizem o desempenho do ambiente de TI híbrido para que possam agir imediatamente quando surgir um problema. Ele também reduz o tempo necessário para identificar e solucionar a causa raiz de um problema.

"O desempenho de aplicações pode sofrer instabilidades devido a problemas de rede subjacentes ou ao próprio servidor. Nosso monitoramento de ponta a ponta permite detectar interrupções em qualquer ponto na rede de TI, tanto on-premise quanto na nuvem," disse Mathivanan Venkatachalam, diretor de gerenciamento de produtos na ManageEngine. "Ao fornecer uma visualização adequada da infraestrutura de rede e dos aplicativos conectados, nós ajudamos a localizar falhas mais rapidamente. E também melhoramos a visibilidade de todas as operações de TI para aumentar a eficiência operacional."

Atualizações para monitoramento de TI híbrido

• Monitore dispositivos de armazenamento de vários fornecedores para obter disponibilidade, desempenho de CPU, de disco rígido e mais com o OpManager para identificar proativamente problemas de armazenamento e evitar falhas.

• Visualize dados de desempenho do OpManager e do Applications Manager em uma tela e crie conexões lógicas entre servidores de rede, dispositivos de armazenamento, e aplicativos. Os mapas consolidados do Business View ajudam a visualizar melhor a infraestrutura de TI e a localizar problemas de degradação do desempenho mais rapidamente.

• Monitore o status de integridade e os contadores de desempenho de aplicativos Azure VMs e Office 365, incluindo Exchange Online, SharePoint Online, e Skype for Business Online, usando o Applications Manager. Para mais visibilidade em ambientes de nuvem, o Applications Manager também oferece monitoramento do Amazon SNS e monitoramento de armazenamento Azure para recursos de armazenamento hospedados pelo Azure.

A ManageEngine está constantemente atualizando produtos para atender às necessidades atuais de tecnologia e abordar os desafios enfrentados pelos profissionais de TI. Esses esforços têm sido substanciados pelo reconhecimento da Gartner do OpManager e do Applications Manager como players de nicho no Magic Quadrant para Network Performance Monitoring and Diagnostics (NPMD) e Applications Performance Monitoring (APM), respectivamente. O relatório Gartner Magic Quadrant 2018 está disponível para download em https://goo.gl/LaHPtm para NPMD e https://goo.gl/AEfQu8 para APM.

Para continuar abordando os desafios do gerenciamento de TI híbrido, a ManageEngine planeja adicionar o monitoramento de desempenho para dispositivos wireless ao OpManager e ao monitoramento de servidor Azure SQL e o Dynamics 365 nos próximos lançamentos do Applications Manager. A ManageEngine também planeja fornecer análises mais profundas e análise de causa raiz melhorada, investindo em recursos de machine learning, incluindo limites adaptáveis, rejeição automática de alterações de configuração com base em padrões anteriores e atualizações de roteador e switch com base no volume de carga.

Aviso da Gartner

A Gartner não endossa nenhum fornecedor, produto ou serviço descrito em suas publicações de pesquisa, e não aconselha os usuários de tecnologia a escolherem apenas os fornecedores com as classificações mais altas ou outra designação. As publicações de pesquisa da Gartner consistem nas opiniões da organização de pesquisa da Gartner e não devem ser interpretadas como declarações de fato. A Gartner se isenta de todas as garantias, expressas ou implícitas, com relação à essa pesquisa, incluindo quaisquer garantias de comercialização ou adequação a uma finalidade específica.

Sobre o OpManager

O OpManager, da ManageEngine, é um software de gerenciamento de rede que ajuda empresas, provedores de serviços e pequenas e médias empresas a gerenciarem seus data centers e infraestrutura de TI de maneira eficiente e econômica. Fluxos de trabalho automatizados, mecanismos de alerta inteligentes, regras de descoberta configuráveis, e modelos extensíveis permitem que as equipes de TI configurem um sistema de monitoramento de 24h por dia pouco depois da instalação. Os complementos 'do it yourself' ampliam o escopo de monitoramento para incluir gerenciamento de alterações e configurações de rede, gerenciamento de endereços de IP, bem como monitoramento de redes, aplicativos, bancos de dados e virtualização.

Sobre o Applications Manager

O Applications Manager, da ManageEngine, é um software de gerenciamento de desempenho de aplicativos que ajuda as empresas a garantirem alta disponibilidade e desempenho de seus aplicativos de negócio, garantindo que os servidores e os aplicativos tenham um alto nível de atividade. Ele vem com suporte pronto para uso em mais de 100 aplicativos de servidores, servidores, bancos de dados e transações que abrangem infraestruturas físicas, virtuais e em nuvem.